The Town – saiba tudo sobre o festival

Edição do maior festival de música de SP será nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos

Com ingressos totalmente esgotados, a primeira edição do The Town — festival dos mesmos criadores do Rock in Rio — aconteceu em setembro de 2023 e entrou para a história e para a agenda oficial dos eventos paulistanos, com a próxima edição confirmada para 2025. Sendo considerado o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, o The Town é realizado na Cidade da Música, em uma área de 350 mil m2 do Autódromo de Interlagos, totalmente renovada. Para 2025, a segunda edição será nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro e a organização promete um espetáculo ainda maior e melhor, que ficará para a história da capital.

Na primeira edição, foram meio milhão de pessoas em cinco dias, 220 ativações, 125 shows, nove ambientes, seis palcos, um musical, 235 horas de experiência e uma semelhança inacreditável com a primeira edição do Rock in Rio, lá em 1985. Nomes da música nacional e internacional se apresentaram nos palcos do festival, como Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5, Foo Fighters, Demi Lovato, Joss Stone, Luísa Sonza, Ludmilla, Iza, Jão e Criolo.

A cenografia da Cidade da Música foi cuidadosamente projetada para refletir a rica cultura e arquitetura de São Paulo. O palco Skyline, inspirado nos icônicos prédios da cidade, apresentou artistas do mundo inteiro, compondo as quatro atrações do dia. Já o The One, ofereceu um cenário inspirado nos museus de arte da capital e promoveu grandes encontros e reflexões artísticas. Do Rio para São Paulo, o New Dance Order foi dedicado à música de pista, passando pelos gêneros house, techno, trance, bass e trap. A São Paulo Square veio inspirada na região em que a cidade de São Paulo foi fundada, em prédios históricos com arquiteturas icônicas de São Paulo, enquanto o Factory trouxe um toque industrial, inspirado em antigos galpões, proporcionando um ambiente único para as apresentações. A Rota 85, uma das ruas mais charmosas e nostálgicas do Rock in Rio, também esteve presente no novo festival. Para a próxima edição, o festival ainda anunciará as atrações que farão parte da Cidade da Música.

O The Town também se destacou pelo compromisso com a sustentabilidade, orientado pelos pilares de Sonhar e Fazer Acontecer da plataforma “Por Um Mundo Melhor”, que nasceu a partir do Rock in Rio e, hoje, é uma área consistente dentro da Rock World. The Town foi pioneiro na utilização de 472 mil copos reutilizáveis durante os cinco dias de evento, evitando a geração de 10 toneladas de resíduos. Em parceria com a ONG Gerando Falcões, a Gerdau e a Fundação Grupo Volkswagen, o The Town lançou o projeto Favela 3D, voltado para o desenvolvimento social da Favela do Haiti, em São Paulo. Por meio de uma metodologia escalável e sustentável, 290 famílias estão sendo impactadas por ações que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado, ao longo de dois anos. Ao completar um ano, a Favela do Haiti celebrou o pleno emprego.

 A primeira edição do The Town teve um impacto econômico significativo, gerando R$ 1,9 bilhão para a cidade e criando mais de 23,4 mil empregos. Com uma comunicação que atingiu 145 milhões de pessoas e provocou 2,21 milhões de conversas nas redes sociais, The Town se consolidou no calendário cultural e econômico do país.

CIDADE DA MÚSICA

 Nesta próxima edição, a Cidade da Música vai proporcionar uma atmosfera emocionante, com diversas experiências que o público poderá viver nos 360 mil metros quadrados do Autódromo de Interlagos. Em 2025, o mapa do espaço terá mudanças com relação a 2023. Os palcos The One, Factory e São Paulo Square, além de espaços como a Market Square ganham novas localizações, visando uma visita ainda mais mágica à Cidade da Música. Além das mudanças de espaços já conhecidos pelo público, o The Town também ganhará novos palcos, experiências e atrações icônicos, refletindo o olhar da Rock World em sempre evoluir a cada nova edição de seus festivais.

Programado para receber quatro shows por dia de grandes artistas nacionais e internacionais, o gigante Skyline, que mantém o mesmo lugar que ficou na última edição e já chama atenção por si só com sua cenografia inspirada nos arranha-céus de São Paulo, chega ainda mais robusto, com 300m2 de led, o dobro da quantidade da primeira edição. Já o The One, aonde a música vai além da música, trazendo artistas potentes, mais de 30 telões de LED e uma cenografia inspirada nos museus de arte de São Paulo, ganha uma nova localização. Ele estará no lugar em que em 2023 ficava o Megadrop, em frente onde era o The Town Club Lounge, e passa a contar com um amplo anfiteatro natural, garantindo uma visão privilegiada dos shows. Também será em frente ao The One que o Lounge Club, exclusivo para clientes The Town Club Rockstar, estará localizado. 

O retorno triunfal do São Paulo Square terá uma novidade. O palco, sucesso na primeira edição, também ganhou uma nova localização e ficará no local onde estava o The One em 2023. Carregando uma trilha sonora composta, principalmente, de jazz e blues, gêneros que serão os mais presentes no palco, sua estrutura é inspirada em arquiteturas históricas marcantes da metrópole e na região em que a cidade foi fundada.

Enquanto isso, o Factory passa a ocupar o espaço que era da São Paulo Square e ganha uma área de anfiteatro natural mais ampla para o público aproveitar cada segundo dos shows. Este icônico palco é inspirado nos antigos galpões das fábricas da zona industrial de São Paulo, se transformando em um verdadeiro espaço para grandes talentos da música nacional e internacional. 

Em 2025, o The Town ganha um novo palco cheio de identidade: o Quebrada, que vai celebrar a força das periferias com muita música, cultura e arte. Inspirado no sucesso do Espaço Favela no Rock in Rio, o Quebrada chega carregado de personalidade e muita música, cultura e arte, e vai celebrar a autenticidade das periferias brasileiras, mostrando toda a potência dos talentos que vêm delas, sejam eles expoentes ou já consagrados. Ao longo de cinco dias de The Town, o Quebrada contará com Belo como o embaixador do palco, além de MC Hariel, Black Pantera, Kayblack e Criolo entre os headliners, fazendo apresentações memoráveis e impactantes.

A sofisticada Market Square,que contou com a assinatura do renomado chef Alex Atala na edição de 2023,também terá uma nova posição e ficará localizada próxima ao espaço que antes pertencia ao Factory. Como melhor que a gastronomia tem a oferecer, diferentes quiosques e opções de bebidas e comidas que dão água na boca, o espaço será coberto e climatizado. Quem vai frequentar a Cidade da Música em 2025 poderá experimentar as delícias disponíveis que ainda serão anunciadas pela organização do festival. Brinquedos gigantes e radicais também estarão presentes na Cidade da Música, trazendo toda uma atmosfera mágica de parque de diversões para o local. Durante todos os dias do The Town, os fãs vão se divertir com a Tirolesa, que vai passar na frente do Skyline, proporcionando uma visão privilegiada do palco; com a Roda Gigante, aproveitando a vista panorâmica da Cidade da Música; e com o Megadrop e a Montanha Russa, as atrações mais emocionantes e divertidas do espaço.

Outra novidade para este ano será um espetáculo aéreo no céu da Cidade da Música. Responsável por proporcionar diversos espetáculos de tirar o fôlego, a Esquadrilha Céu executa demonstrações aéreas em vários eventos pelo Brasil, exibindo manobras acrobáticas de voo em formação. As atividades da marca tiveram início no ano de 2011, no antigo Clube Céu, às margens da Lagoa de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e desde lá os pilotos já acumularam mais de 25.000 horas de voo. O público poderá conferir o espetáculo em todas as datas do The Town.

Skyline

No dia 12 de setembro, a Cidade da Música receberá um show que ficará marcado na história do The Town. Headliner do Palco Skyline, o Backstreet Boys volta ao Brasil — depois de shows lotados em São Paulo — com uma apresentação histórica, trazendo hits atemporais como I Want It That WayEverybody (Backstreet’s Back) e As Long As You Love Me. Com mais de 30 anos de carreira, a maior boy band de todos os tempos consolidou-se como um dos principais atos pop do mundo, definindo o som dos anos 1990 e 2000. Ao longo dessa trajetória, conquistaram o topo das paradas, realizaram turnês recordistas, receberam dezenas de prêmios e venderam mais de 130 milhões de álbuns. Reafirmando sua relevância no cenário pop após três décadas de estrada, para este ano, o Backstreet Boys terá o lançamento do álbum “Millennium 2.0” em julho, que traz uma edição de aniversário do icônico álbum “Millennium” de 1999, incluindo versões remasterizadas das músicas originais, demos, gravações ao vivo e um novo single intitulado Hey!. Será no The Town que eles vão emocionar os fãs brasileiros com uma setlist que atravessa gerações.  

Já no dia 14 de setembro, será a vez de J Balvin se apresentar no Skyline. Aclamado pela Billboard como “o maior fenômeno da música latina dos últimos anos”, o cinco vezes vencedor do Grammy Latino, J Balvin, levou a música urbana a um sucesso global sem precedentes com hits como ‘Mi Gente’, ‘Ginza’, ‘La Canción’ e ‘Ay Vamos’. Este será apenas seu segundo show no Brasil e acontece após a bem-sucedida turnê Back to The Rayo na América do Norte, que celebrou o álbum Rayo, indicado ao Grammy 2025. Rayo, que traz o single triplo de platina “Doblexxó”, em parceria com Feid, é o mais recente lançamento de uma discografia aclamada que inclui ‘Colores’, ‘Jose’ e ‘Oasis’. Ao longo da carreira, Balvin também foi reconhecido com prêmios no Billboard Latin Music Awards, MTV VMAs, Latin American Music Awards e BMI Latin Awards.

As atrações brasileiras também serão destaques no festival. Abrindo o Skyline no dia 12 de setembro, o Jota Quest vai dar início aos shows do palco com uma performance repleta de sucessos. Com mais de 7 milhões de unidades físicas vendidas e a impressionante marca de 1 bilhão de views, plays e downloads nas plataformas digitais, o Jota Quest se consolida como um dos nomes mais populares da música brasileira. A banda, que surgiu nos anos 1990 na efervescente cena pop-rock de Belo Horizonte, lançou em 1995 seu álbum independente “J.Quest”, dando início a uma trajetória repleta de hits e conquistas. Desde então, foram 10 álbuns de estúdio, registros ao vivo, acústicos e diversos sucessos que marcaram gerações. No The Town, abrindo o palco Skyline no dia 12 de setembro, o grupo promete emocionar o público com um repertório repleto de clássicos como FácilDias MelhoresSó Hoje e Do Seu Lado, em um show que celebra quase três décadas de história.

Já no dia 13 de setembro, Mariah Carey (headliner), Jessie J e Ivete Sangalo se apresentarão.

No dia 14, é a vez de IZA, embaixadora do The Town, abrir a programação do palco Skyline com um show potente e cheio de representatividade. Seu álbum de estreia, Dona de Mim (2018), com participações de nomes de peso da música brasileira, foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Desde então, IZA vem acumulando sucessos como PesadãoGingaBrisa e Gueto, conquistando milhões de streams e uma legião de fãs. Em 2023, lançou seu segundo disco, AFRODHIT, que reafirma sua força como uma das vozes mais relevantes do pop nacional. A artista também brilhou no Rock in Rio, com participações marcantes em 2017 e 2019, e chegou até a entrar no Billboard Social 50 com destaque internacional.  Além de IZa, Katy Perry (headliner) e Camila Cabello estão no line-up do Skyline.

The One

Na segunda edição do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, o ícone do R&B e pop, Lionel Richie, sobe ao palco The One como headliner no dia 13 de setembro para um show inesquecível. Com uma discografia e singles incomparáveis, a lenda da música mundial soma mais de 125 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, quatro prêmios Grammy®, um Oscar® e um Globo de Ouro®. Depois de quase 10 anos, Richie retorna ao Brasil para apresentar grandes sucessos de sua carreira, como EasyStuck on YouEndless LoveAll Night LongSay You Say MeLadyDo It To MeHello e Missing You. Um dos momentos mais emblemáticos de sua trajetória — e da música global — foi a criação do hino We Are The World, composto ao lado de Michael Jackson. A canção reuniu 45 artistas em um marco histórico de solidariedade e impacto mundial, consolidando Richie como símbolo de união e transformação por meio da arte.

Homenageado ao redor do mundo com diversas distinções, Lionel Richie também recebeu o título de MusiCares Person of the Year, em 2016, e o Kennedy Center Honors, em 2017. O astro consolidou seu legado ao deixar suas mãos e pegadas eternizadas no icônico TCL Chinese Theatre, em Hollywood, em 2018. Em 2022, foi incluído no Rock & Roll Hall of Fame e recebeu o American Music Awards Icon Award — seu 18º troféu no AMA —, além do prestigiado Gershwin Prize for Popular Song, concedido pela Biblioteca do Congresso dos EUA.

Mais recentemente, Richie estreou e atuou como produtor do documentário The Greatest Night in Pop, que teve sua première no Festival de Sundance de 2024, sendo aclamado pela crítica. Dirigido por Bao Nguyen, o filme aborda a criação da icônica canção We Are the World, registrada em 1985, e explora os bastidores dessa gravação histórica. Com entrevistas exclusivas de figuras fundamentais da música, o documentário oferece uma nova perspectiva sobre a colaboração que reuniu diversos artistas em prol de um projeto de solidariedade global. The Greatest Night in Pop rapidamente se tornou um fenômeno cultural, alcançando a marca impressionante de 1,3 bilhão de minutos visualizados e se consagrando como o documentário musical mais assistido de 2024.

São Paulo Square

Na programação do primeiro fim de semana, no dia 06 de setembro, na São Paulo Square se apresentam Stacey RyanJoabe Reis e São Paulo Square Big Band com Tony Gordon. Já no dia 7, é a vez de Green Day (headliner), Sex Pistols featuring Frank CarterBruce Dickinson e Capital Inicial no Skyline, Iggy PopPitty, CPM22 e Supla & Inocentes no The One e Kamasi Washington, Orquestra Mundana Refugi e São Paulo Square Big Band com Clariana na São Paulo Square. 

No fim de semana seguinte, no dia 12 de setembro, a São Paulo Square recebe Snarky PuppyLeo Gandelman São Paulo Square Big Band com Alaíde Costa e Claudette Soares. Jacob CollierVanessa Moreno e São Paulo Square Big Band com Annalu & Ricardo Arantes fazem show na São Paulo Square.

No último dia de The Town, 14 de fevereiro, a São Paulo Square tem performances de Jacob Collier, João Bosco Quarteto e São Paulo Square Big Band com Amanda Maria

Quebrada

O Quebrada será um palco vivo — uma grande tela em branco que começa a ganhar vida antes mesmo do início do The Town e segue sendo grafitada e pintada ao longo dos dias de festival por artistas da periferia, diante dos olhos do público, até se transformar em uma obra de arte vibrante, coletiva e cheia de potência. Também composta por casas, escadas, caixas d’água, antenas, postes de iluminação, churrasqueiras e outros elementos característicos, a cenografia do Quebrada traduz com fidelidade a estética das periferias urbanas brasileiras. O palco ainda conta com dois telões horizontais posicionados nas laterais e uma ampla boca de cena, garantindo que o público acompanhe todos os detalhes das apresentações.

Além de receber um espetáculo musical na abertura, entre as apresentações e no encerramento do palco, a programação do Quebrada contará com três shows por dia, reunindo artistas de diferentes estilos e trajetórias, que têm em comum a potência de suas histórias. No total, serão 15 apresentações distribuídas entre os cinco dias do festival — com uma curadoria que valoriza as origens e as narrativas de talentos gigantes. 

“Os talentos das quebradas brasileiras são a prova de uma criatividade que floresce justamente nos lugares onde poucos costumam enxergar. São artistas que traduzem sua realidade em música, cultura e arte, que falam de amor, resistência, ancestralidade e futuro. O Quebrada chega justamente como um espaço onde esses artistas possam ser celebrados pelos seus talentos. Cada beat, cada letra, cada performance carrega o peso de histórias que precisam ser ouvidas e vistas em grande escala. Queremos que o público sinta o impacto dessa força e que leve com ele a certeza de que é nas periferias que nascem alguns dos nomes mais pulsantes da nossa cultura.” pontua Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World. 

Diariamente, o Quebrada recebe como a primeira atração a “Batalha da Aldeia – SUPERLIGA THE TOWN”, a maior competição de rimas do país. Com 32 MCs de diversas regiões, o torneio acontece em formato eliminatório nos quatro primeiros dias, com os finalistas disputando o título na grande decisão do último dia de festival. Improviso, talento e atitude se encontram em um duelo que promete entrar para a história do hip hop brasileiro.

No dia 6 de setembroMC Hariel, paulistano da Vila Aurora e um dos maiores nomes do funk brasileiro será o headliner. Com versos motivadores e poderosos, Hariel rima sobre o amor e as batalhas do cotidiano com seu flow único e beats envolventes. Antes,  Tasha & Tracie, irmãs gêmeas e vozes potentes da nova geração do rap nacional, se apresentam no espaço. Com letras afiadas sobre vivência periférica, elas conquistaram o público com sucessos como “Tang”, “Salve”, “Desce Licor”, entre outros. 

No dia seguinte, 7 de setembro, o Black Pantera é a principal atração do Quebrada. Formada em 2014 pelos irmãos Charles Gama (guitarra e vocal) e Chaene da Gama (baixo e vocal) e Rodrigo Pancho (bateria), a banda mineira une elementos do crossover, groove, funk, thrash metal e hardcore ao ativismo, e a competência do trabalho reconhecido cada vez mais nestes 10 anos, se mostrando uma das mais relevantes bandas do cenário underground nos últimos tempos. Logo antes, a Punho de Mahin, banda Afro Punk nascida em novembro de 2018, fará um show arrepiante convidando MC Taya. A Punho de Mahin trará ao The Town um Punk direto com referências ao Hardcore, um tempero D-beat e um rico conteúdo lírico, reforçando a luta contra o racismo, repressão às minorias subjugadas, intolerância, violência policial e demais mazelas sociais. Já MC TAYA é uma banda de nu metal que mistura elementos estéticos e sonoridades do funk brasileiro, rap e trap ao metal, no qual ela chama de FOCK para simbolizar a mistura de funk+rock. Fazendo uma fusão sonora única que está trazendo inovação ao cenário do rock nacional criando um novo movimento: o METAL MANDRAKE.  

Abrindo as apresentações do segundo fim de semana, Kayblack vai encerrar os shows do Quebrada no dia 12 de setembro. Sua trajetória musical começou no funk, mas foi no trap que se consagrou e tornou-se conhecido. Com estilo diferenciado e versátil, o artista desenvolve um “flow” único e marcante a cada canção e vem conquistando o público e muitos ouvintes de funk, rap, trap e música urbana. Seus números impressionam: no Spotify, possui mais de 12 milhões de ouvintes e seus hits ultrapassam 2 bilhões de streams. Antes, Duquesa, cantora nascida e criada em Feira de Santana, se apresenta no Quebrada. A artista foi uma das grandes apostas femininas da produtora Boogie Naipe, mesmo selo da maior banda de rap nacional, os Racionais Mc´s. Com seu último lançamento “Taurus Vol.2”, Duquesa trouxe grandes participações como Tasha & Tracie, Baco Exu Do Blues, Urias, Zaila, Yunk Vino e Jovem Dex, para o álbum repleto de canções potentes. 

No sábado, dia 13, Criolo, embaixador do The Town desde a primeira edição, será o headliner do espaço. Indicado sete vezes ao Grammy Latino e vencedor na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, ao lado do Planet Hemp, Criolo se destacou no cenário sendo o criador da Rinha dos MC’s em 1989, dedicada a batalhas de improvisação. Lançou álbuns que se mantiveram no topo das paradas, com destaques para “Ainda há Tempo”, de 2006, “Nó na Orelha”, de 2011, um dos álbuns mais comentados da última década e seu mais recente trabalho, “Sobre Viver”, de 2022. Na segunda performance do dia, Péricles convida Dexter para um show que vai agitar o Quebrada. Com uma das vozes mais marcantes e queridas do Brasil, Péricles é um verdadeiro ícone do samba e do pagode. Dono de um timbre inconfundível, carisma único e interpretações emocionantes, ele conquistou o país com seu talento e acumulando sucessos como “Até Que Durou”, “Melhor Eu Ir” e Final de Tarde”. Já Dexter é conhecido por fundar e liderar um dos maiores grupos de rap do Brasil, o 509-E. Músicas compostas por ele, como “Saudades Mil” e “Oitavo Anjo”, foram sucesso nas rádios de todo o Brasil, tornando-se clássicos atemporais e fazendo dele um artista conceituado no cenário.   

Já no dia 14, encerrando as apresentações do palco na segunda edição do The Town, Belo, embaixador do espaço, fará um show repleto de hits. Com uma carreira que atravessa décadas e um legado que ecoa nos corações dos fãs, além de reverenciado e aplaudido de pé em cada apresentação, Belo é um dos artistas em carreira solo mais bem-sucedidos do cenário musical brasileiro – mais de 7 milhões de discos vendidos, CDs e DVDs ao vivo e em estúdio, músicas entre as mais executadas do país nas rádios e TVs. Antes, a primeira orquestra sinfônica surgida em uma favela no mundo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH) sobe ao palco. Este é o grupo instrumental mais avançado do Baccarelli, e conta com regência titular de um dos mais importantes maestros da história do país, Isaac Karabtchevsky, também diretor artístico da instituição. 

Também em todos os dias de festival, a abertura, os intervalos dos shows e o encerramento do palco ficam por conta do Mete Dança Quebrada!, um espetáculo inédito criado especialmente para o The Town, que leva ao palco a força da cultura periférica por meio da música, cultura e arte. Com coreografia de Mariana Barros, a performance mistura slam, passinho, voguing, grafite, acrobacias e movimentos cênicos para contar a história de Rosa — uma mulher forte que trabalha numa fábrica, mas sonha em viver da arte. Ao longo de 40 minutos e pequenos recortes entre os shows, 30 bailarinos transformam o asfalto em cena, com coreografias explosivas, parkour, pipa, skate e bike, exaltando a beleza, os contrastes e os sonhos da quebrada. Um espetáculo emocionante que vai impactar o público e reafirmar o poder transformador da arte.

The Town Experience

O The Town acaba de ganhar um novo e inédito espaço que vai surpreender o público da Cidade da Música: o The Tower Experience. Esta será uma experiência em que fantasia e realidade se misturam, transportando o público para uma fábula contemporânea por meio de um espetáculo que conta com uma cenografia de tirar o fôlego. A Rock World, com o patrocínio da Eisenbahn, inova, mais uma vez, ao trazer o The Tower como uma das experiências mais impactantes já vistas em um festival no mundo: serão 120 artistas em cena, incluindo a Orquestra Sinfônica Heliópolis, um corpo de balé com direção coreográfica de Mariana Barros, um coral com vozes potentes, além dos DJs Victor Lou, GBR, Cat Dealers, Dubdogz, Liu e ANNA, que assumem a música do local ao fim de cada noite do festival, logo após o encerramento do Palco Skyline.

“Desde o início da nossa jornada, em 1985, o compromisso sempre foi o mesmo: transformar grandes sonhos em realidade. E um desses sonhos foi criar o The Tower, uma experiência que vai além da música, que envolve todos os sentidos e nos conecta de uma maneira única. entregamos mais do que shows em nossos festivais e, por isso, construímos experiências que tocam o coração das pessoas e criam memórias. The Tower é um exemplo disso — uma manifestação de um sonho de trazer um espaço onde as emoções, a arte, a música, a dança, embalado por elementos como o ar, o fogo e a água convergem, fazendo-nos perceber que o mundo pode ser melhor, mais vibrante, mais sensível e mais conectado. São esses momentos que ficam marcados na memória e têm o poder de transformar nossas vidas.” celebra Roberto Medina, presidente da Rock World. “Vale destacar que, em 2023, o The Town teve um impacto econômico de R$ 1,9 bilhão, gerou 23,4 mil empregos diretos e indiretos e atraiu 65% de público de fora de São Paulo, com uma ocupação hoteleira de 85%. Isso reforça o poder de impacto dos nossos festivais, não só no coração das pessoas, mas também na economia e na cidade como um todo.”, complementa.

No coração dessa experiência está Drahan, um dragão ancestral que nasceu em meio ao mundo sombrio de Murk, onde a natureza havia sido corrompida e a esperança quase extinta. Após surgir de um ovo reluzente, escondido em uma caverna protegida por forças misteriosas que resistiram à destruição ao redor, Drahan cresceu solitário e curioso. Sem rumo, ele voou por muito tempo pelas terras arrasadas, buscando algo que pudesse lhe dar sentido, vida e esperança. Foi em um desses voos, explorando esse cenário de devastação, que o dragão foi surpreendido ao sentir uma vibração única, um som profundo, algo que jamais havia experimentado antes. Atraído por essa energia desconhecida, Drahan seguiu seu instinto, deixando para trás as sombras de Murk, até encontrar a The Tower, com seus 25 metros de altura, irradiando uma luz que nunca imaginara. Foi ali que Drahan se reconectou à vida, onde a magia, a música, a dança, o fogo, as luzes e a água convergiram para criar um novo mundo de possibilidades. Desde então, Drahan permanece unido à Torre. Ela é sua fonte de força. Ela é seu lar. É ali que ele descobre que o mundo pode ser um lugar melhor.

Com essa narrativa, The Tower vai proporcionar uma experiência inédita no Brasil e na Cidade da Música, envolvendo o público com uma atração única. A abertura do espaço será marcada por um momento impactante, embalado por uma trilha sonora inédita composta por Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World, exclusivamente para essa atração. Quem comanda o som do The Tower e traduz toda essa vibração em batidas serão DJs consagrados da cena eletrônica brasileira, com apresentações após o encerramento do Palco Skyline. No dia 6 de setembro, se apresentam Victor Lou, referência no estilo “desande” e autor de hits como “Diu Diu Lai” e “Remote Control”, junto com DJ GBR, conhecido por sua sonoridade irreverente que mistura funk com beats eletrônicos. No The Town, esse B2B tão aguardado representa mais do que um encontro de artistas — representa um encontro de potências culturais, que consagra uma parceria que desafia gêneros, mobiliza gerações e expande as possibilidades da música feita no Brasil. No dia seguinte, em 7 de setembro, é a vez do duo Cat Dealers, presente pelo oitavo ano consecutivo no Top 100 da DJ Mag, com sucessos como “Gravity” e o remix de “Ai Ai Ai”. Dubdogz assume o comando no dia 12 de setembro, trazendo hits como “Infinity” e “Everybody Wants to Party”, com uma das maiores fanbases da cena eletrônica nacional. No dia 13 de setembro, quem se apresenta é Liu, dono de faixas como “Coastline”, “Nave Espacial” e “Ringtone Drop”, com destaque internacional e milhões de plays nas plataformas. O encerramento do The Town, no dia 14 de setembro, ficará por conta de ANNA, DJ e produtora brasileira que transita com maestria entre o techno e o ambient, representando dois mundos distintos da música eletrônica com autenticidade e potência.

A experiência também será embalada por 55 músicos da Orquestra Sinfônica Heliópolis, com 40 bailarinos coreografados por Mariana Barros — referência em grandes espetáculos musicais e de dança no Brasil — e 20 cantores em um coral potente. Para dar ainda mais identidade à encenação, os artistas estarão com figurinos exclusivos criados pelo renomado figurinista Fábio Namatame, desenvolvidos especialmente para essa apresentação. As performances acontecerão sobre um espelho d’água iluminado, sustentado por uma base cenográfica de 285 metros quadrados, que abriga uma piscina com capacidade para 2.800 litros de água. Esse recurso, aliado aos efeitos de pirotecnia, intensifica ainda mais o impacto visual do espetáculo.

Toda a história será contada por meio de um enorme telão de LED, complementada pela presença imponente do dragão Drahan, posicionado no topo da torre e interagindo com o público. A escultura foi realizada no Brasil, pelo artista Glauco Bernardi, que traduziu com maestria a personalidade do dragão: um ser grandioso, majestoso e sensível à vibração das pessoas. Esculpido em poliestireno expandido, com uma pintura especial em poliureia, o dragão possui cerca de 15 metros de comprimento, com uma envergadura de asas de 13.5 metros. Seu mecanismo conta com movimentação automatizada de cabeça, boca e asas, emissão de efeito de fogo controlado e olhos iluminados com luzes especiais de LED. Todo o sistema é sustentado por uma estrutura metálica. Já a cenografia da experiência remete a uma torre fortificada, envolta em chamas, com uma estética que mistura tons escuros e iluminação quente, criando uma atmosfera única. No centro da estrutura, um elevador panorâmico — que será o espaço do DJ — adiciona um toque teatral e futurista à experiência.

“Compor a trilha sonora de The Tower Experience foi como orquestrar o renascimento de um mundo inteiro. Cada acorde carrega o peso da jornada de Drahan, cada batida é o pulsar da emoção que queremos despertar nos fãs que vão acompanhar o espetáculo. A música, assim como a narrativa, guia tudo — ela é o coração da experiência, costura os elementos e transforma o espaço em um palco vivo, onde fogo, água, dança, luz e tecnologia se encontram”, afirma Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World. “O público vai sentir na pele. Vai se arrepiar. Vai entender que estamos entregando muito mais do que um show: estamos criando uma vivência que toca a alma e marca para sempre a história da Cidade da Música.”

O anúncio oficial da nova atração aconteceu durante uma ação realizada na Arca, em São Paulo, nesta quarta-feira, 8 de maio. Para marcar o momento de forma impactante, a Rock World recriou no local a atmosfera mágica do The Tower. Mais de 105 artistas, os DJs do Cat Dealers e a Orquestra Sinfônica Heliópolis participaram da experiência, — tudo encenado sobre um espelho d’água e rodeado por efeitos de luz. A presença imponente do próprio Drahan, o dragão protagonista do espetáculo, completou a encenação e encantou os convidados.

Presente na coletiva, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, celebrou o impacto cultural e econômico do festival na cidade e destacou a importância da parceria com a Rock World para transformar São Paulo em um dos grandes palcos mundiais da música e da arte.

“Ter a maior metrópole do mundo como palco desse grande evento, com essa conexão do The Town com a cidade de São Paulo, é algo realmente grandioso, importante, bonito e apaixonante. É uma fábrica de sonhos, de música, de diversão, de alegria para as pessoas. Com certeza, será um grande sucesso. No dia 6 de setembro, vocês verão um evento incrível”, afirmou Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo.

Representando a Eisenbahn, patrocinadora master do The Town e patrocinadora da atração, Guilherme Bailão, Diretor de Patrocínios e Experiências de Marcas Grupo Heineken Brasil, comentou sobre a sinergia entre o posicionamento da cervejaria e a proposta do The Tower, reforçando o compromisso com experiências que vão além do óbvio e celebram o extraordinário.

“Como patrocinadora master do The Town, vamos levar o melhor da cultura cervejeira para este que é o momento cultural mais especial e importante do ano para a capital paulista. O espaço The Tower no festival é a expressão do nosso DNA: a fusão perfeita entre música, celebração e momentos inesquecíveis. Estamos entusiasmados em apoiar uma iniciativa que espelha nosso compromisso com inovação, autenticidade e o poder de criar experiências que conectam e inspiram o público com cultura e arte. E para promover uma vivência ainda mais única e premium, os consumidores terão acesso aos seis estilos do nosso portfólio, possibilitando que desfrutem todos os nossos produtos da melhor forma: curtindo o show do seu artista favorito. Estamos empolgados para levar a cultura da Eisen e marcar da melhor forma possível a segunda edição do The Town”, comentou Guilherme Bailão.

AMSTEL VIBES É O DRINK PRONTO OFICIAL DO THE TOWN 2025

Amstel VIBES, bebida ready to drink do Grupo HEINEKEN, dá um passo importante ao anunciar a sua presença na edição de 2025 do The Town, evento que acontece nos dias 06, 07, 12, 13 e 14 de setembro, na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo. Esta é a primeira vez que a marca participa de um megafestival e a iniciativa faz parte da sua estratégia de ampliar a experimentação e evidenciar as ocasiões de consumo do produto.

Para levar praticidade e variedade aos consumidores de bebida alcoólica na Cidade da Música durante os cinco dias de festival, a Amstel VIBES, apoiadora oficial, se une a Eisenbahn, patrocinador master do festival, a Heineken 0.0 e Lagunitas, todos parte do portfólio do Grupo HEINEKEN. Lançada em 2023, a bebida foi criada para atender a demanda crescente por bebidas prontas e alcoólicas. Com um teor alcoólico de 7,9%, maior que o da cerveja tradicional, o drink pronto tem como destaque o diferencial de aromas naturais das frutas e oferece uma experiência única e refrescante, disponível em dois sabores, limão e melancia com morango.

“Nossa estratégia como grupo é sempre diversificar o portfólio em eventos culturais relevantes. Por isso, estamos contentes em anunciar a chegada da Amstel VIBES na Cidade da Música. Queremos que os consumidores e público do The Town 2025 tenham uma experiência ainda mais especial e única durante os shows dos seus artistas favoritos, através da união entre autenticidade e qualidade da marca Amstel com inovação de uma bebida feita para momentos de diversão e alta energia. Para o evento, nossa operação contará com ativações focadas em venda e experiência de produto”, afirma Cecília Bottai, vice-presidente de marketing do Grupo HEINEKEN.

Grupo HEINEKEN amplia a sua participação no The Town

Além da presença de Amstel VIBES, como apoiadora oficial, o The Town conta com a Eisenbahn como cerveja oficial e patrocinadora master da edição de 2025. A cerveja premium do Grupo HEINEKEN levará os seis estilos para o evento: Pilsen, Pilsen Unfiltered, Weitzenbier, Pale Ale, American IPA e Session IPA. A presença da marca no evento faz parte da estratégia de avanço no território da música. Para completar, o festival também recebe a Heineken 0.0, alinhado com as metas de sustentabilidade do Grupo, oferecendo uma opção de cerveja zero álcool aos consumidores, incentivando o consumo responsável.

“Para a segunda edição do festival, vamos levar quatro marcas muito importantes para nós, a Eisenbahn, Amstel VIBES, Heineken 0.0 é Lagunitas, com objetivo diversificar a experiência dos consumidores, oferecendo qualidade, inovação e consumo responsável. Queremos, junto ao público, fazer esta edição ser memorável”, conclui Bottai.

INGRESSOS

Venda Geral

O público já pode começar a se preparar para adquirir o ingresso, que este ano acontece a partir do dia 27 de maio e, desta vez, logo no início da tarde, ao meio-dia, na plataforma da Ticketmaster Brasil.

O ingresso custa R$ 975,00 a inteira e R$ 487,50 a meia-entrada e não há cobrança de taxa de conveniência. Na venda de ingressos do The Town para o público em geral, os clientes podem comprar até 04 (quatro) ingressos de Gramado por dia de festival em seu CPF, sendo no máximo 1 (uma) meia-entrada para cada dia. Exclusivamente, Pessoas com deficiência poderão selecionar, além do seu ingresso, 01 ingresso meia-entrada adicional para o seu acompanhante para cada dia comprado. Respeitando o limite de no máximo 04 ingressos por dia de festival em seu CPF. Máximo de 20 (vinte) ingressos por CPF. 

O pagamento poderá ser efetuado com PIX e cartões de crédito. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Itaucard, Credicard, Hipercard e Iti poderão parcelar sua compra em até 8x sem juros. Nos demais cartões aceitos, o pagamento poderá ser feito em até 6x sem juros.

A classificação etária do evento é de 16 (dezesseis) anos. A entrada de menores de 16 (dezesseis) anos será permitida desde que estejam acompanhados dos pais ou representantes legais.  

Para adquirir o ingresso, planejamento será essencial: todo o montante disponibilizado de The Town Card – que equivale a um ingresso de gramado, sem data pré-definida e válido para um dia do evento, esgotou em apenas quatro horas, reforçando toda a potência do festival antes mesmo do anúncio de todos os artistas do line-up. Vale lembrar que aqueles que adquiriram o The Town Card poderão, a partir de amanhã até 26 de maio, escolher o dia que desejarem ir ao festival (após o dia 26 de maio, a escolha do dia que o fã deseja ir fica sujeita à disponibilidade). 

Membros do The Town Club e clientes Itaú poderão garantir o ingresso na pré-venda que acontece no dia 20 de maio, ao meio dia

Os membros do The Town Club e clientes Itaú poderão acessar a pré-venda de ingressos no dia 20 de maio, também ao meio-dia. Os ingressos são vendidos exclusivamente online, por meio da plataforma Ticketmaster Brasil (thetown.ticketmaster.com.br). 

As condições especiais de parcelamento em até 8x para os clientes com cartão de crédito Itaú, Itaucard, Credicard, Hipercard ou Iti  também se aplicam na pré-venda e são válidos até o final da cota de ingressos disponibilizada para a mesma. As condições promocionais da Pré-venda Itaú são válidas para aquisição de até 04 (quatro) ingressos de Gramado por dia de festival por CPF, sendo até 01 (uma) meia entrada por dia e máximo de 10 (dez) ingressos por CPF. 

Já as condições promocionais da Pré-venda The Town Club são válidas para aquisição de até 02 (dois) ingressos de Gramado por dia de festival por CPF, sendo até 01 (uma) meia entrada por dia e máximo de 10 (dez) ingressos por CPF. 

Sobre o The Town Club

O The Town Club é o clube de benefícios para quem quer curtir todas as atrações da Cidade da Música, aproveitando diversas vantagens exclusivas. Na edição de 2025, são duas categorias diferentes: o The Town Club Fã e o The Town Club Rockstar, cada um com acesso a benefícios próprios. 

Os benefícios exclusivos do The Town Club Fã 2025 incluem: pré-venda exclusiva de ingressos para o The Town 2025, desconto de 15% na Loja de Produtos Oficiais localizada ao lado da loja do Club, fila preferencial nas entradas do evento, experiências de gramado, sorteio de prêmios exclusivos na loja do Club (realizado apenas uma vez por festival, independente de o cliente participar em mais dias), e pré-venda exclusiva de lockers com valor promocional. O valor para esta modalidade é R$ 379. 

Já os benefícios exclusivos do The Town Club Rock Star 2025 incluem: pré-venda exclusiva de ingressos para o The Town 2025, desconto de 15% na Loja de Produtos Oficiais localizada ao lado da loja do Club, fila preferencial nas entradas do evento, sorteio de prêmios exclusivos na loja do Club (realizado apenas uma vez por festival, mesmo que o cliente participe em mais dias), experiências de gramado, acesso ao lounge com direito a um acompanhante, e pré-venda exclusiva de lockers com valor promocional. O valor para esta modalidade é R$ 1.379. 

O Club One oferece uma experiência única no The Town 2025, com benefícios exclusivos que transformam cada momento do festival. O pacote inclui: um (1) ingresso para a Área Vip; transfer terrestre de ida e volta com um acompanhante (nos dias em que houver ingresso); possibilidade de translado aéreo (helicóptero); álbum de fotos personalizado com fotógrafo profissional; fast pass para todos os brinquedos; acesso ao Rock World Lounge — espaço exclusivo no backstage do Skyline com open bar e open food para o associado e um acompanhante. Os membros também têm acesso garantido à pré-venda de ingressos, compra de até quatro entradas para a Área Vip, participação no evento-teste com tour guiado na Cidade da Música com até três acompanhantes, entrada preferencial no festival, experiências exclusivas no gramado, credencial e lanyard diferenciadas, locker gratuito, sorteios na loja Club e até 15% de desconto na Loja de Produtos Oficiais. Além disso, o Club One dá acesso ao Lounge Club, com acesso a um jantar especial assinado pelo chef Giovanni Renê. O valor da experiência Club One é de R$ 15.999,00 — para viver o The Town como nunca antes.

Para adquirir o benefício e consultar outras informações basta acessar o site: club.the-town.com.br

Esta publicação será atualizada a cada nova publicação do festival.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima