Uma das maiores pensadoras do teatro brasileiro, Leda Maria Martins, participa do Parque de Ideias nesta quarta-feira (24)

Poeta, dramaturga e professora vem à Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, palestrar sobre relações entre corpo, tempo, performance, memória e saberes  

Crédito: Paulo Bernardo
Leda Maria Martins estará no Parque de Ideias (Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio) nesta quarta-feira, 24 de abril, das 14h às 17h.  O projeto idealizado pelo documentarista Marcio Debellian (“Fevereiros”) tem como objetivo levar programação cultural e educativa gratuitas às bibliotecas públicas da cidade. A autora ministra uma Aula Magna inspirada no seu livro “Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela” (2021). Reconhecida internacionalmente por ser uma das principais ensaístas sobre o teatro brasileiro, ela irá explorar na conversa temas como as relações do corpo com o tempo, performance, memória e produção de saberes. Os ingressos poderão ser retirados 1 hora antes do evento. 

Nascida no Rio de Janeiro, Leda é um dos maiores nomes da literatura e dramaturgia afro-brasileira. Sua obra serviu de inspiração para a curadoria da 35ª Bienal de São Paulo, que contava com obras que abordavam assuntos como o acesso à Justiça, liberdade e a ideia mínima de igualdade. Em 2017, foi homenageada com a criação do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras. 

Doutora em Letras/Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem mestrados e pós-doutorados em universidades dos Estados Unidos. Além de atuar como docente na Universidade Federal de Ouro Preto, UFMG e na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York. Entre suas obras, destacam-se “Afrografias da Memória: O Reinado do Rosário no Jatobá”, “A Cena em Sombras” e “Afrografias da Memória”. Leda é também Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário no Jatobá, em Belo Horizonte.

A programação do Parque de Ideias também conta com a palestra “Criar, Produzir, Vender: Criação de Conteúdo Digital” do jornalista e apresentador de televisão recifense Caio Braz, no dia 25 de abril, das 14h às 17h. O produtor de conteúdo vai explicar e apresentar exemplos práticos sobre inspirações para o repertório cultural, fontes de informação, como estruturar narrativas e gerenciar crises no mundo digital. As inscrições serão divulgadas em breve nas redes sociais.

Além da programação cultural no mês de abril, o Parque de Ideias tem a oficina gratuita Forma e Conteúdo no Cinema Documentário, com o diretor e montador de Cinema e TV Pedro Bronz,  que vai mostrar diferentes caminhos para se contar uma história através do cinema documentário. As inscrições são gratuitas, basta preencher o formulário referente e aguardar contato para mais informações. 

Entre os trabalhos do diretor e montador Pedro Bronz, destaca-se o longa-metragem “Andança: Os Encontros e Memórias de Beth Carvalho” (2022), sobre a trajetória da cantora, que será exibido no dia 29 de abril, às 14h. Após exibição do filme, o diretor participará de um bate-papo com o público. A oficina e exibição do documentário são uma homenagem aos cinco anos da partida de Beth Carvalho.

Sobre o Parque de IdeiasO Parque de Ideias é idealizado pelo documentarista Marcio Debellian (“Fevereiros”) e tem como objetivo levar programação cultural e educativa às bibliotecas públicas da cidade. Os eventos incluem shows, cursos em parceria com a PUC-Rio, oficinas literárias, exibições de filmes, palestras e encontros com artistas e criadores.

Nos últimos meses, o projeto recebeu artistas como Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil, Lenine, Zélia Duncan, Elisa Lucinda, Gregório Duvivier, Conceição Evaristo e ofereceu mais de 500 horas de aula em cursos e oficinas, criando um público cativo e interessado na programação. Mais de 7.800 pessoas participaram de todas as atividades oferecidas pelo Parque de Ideias entre 2022 e 2023.

O Parque de Ideias é uma realização da Debê Produções com patrocínio da BAT Brasil e apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO – OFICINAS DO PARQUE DE IDEIAS
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro
Faixa-etária: 18 anos
Instagram Parque de Ideias: https://www.instagram.com/parque_de_ideias/
Site: https://parquedeideias.com/ 

SERVIÇO – AULA MAGNA, COM LEDA MARIA MARTINS
24 de abril, de 14h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro
Entrada: Gratuita.
Informações sobre retirada de ingressos em breve.
Faixa-etária: 18 anos

SERVIÇO – PALESTRA – CRIAR, PRODUZIR E VENDER: CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL, COM CAIO BRAZ
25 de abril, de 14h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro
Entrada: Gratuita. Informações sobre retirada de ingressos em breve.
Faixa-etária: 18 anos
Instagram Parque de Ideias: https://www.instagram.com/parque_de_ideias/
Site: https://parquedeideias.com/ 

SERVIÇO – FILME – ANDANÇA: OS ENCONTROS E AS MEMÓRIAS DE BETH CARVALHO E “BATE-PAPO” COM O DIRETOR PEDRO BRONZ
29 de abril, às 14h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro
Entrada: Gratuita. Informações sobre retirada de ingressos em breve.
Faixa-etária:  18 anos

Forma e Conteúdo no Cinema Documentário
29 e 30 de abril e 02 e 03 de maio, de 14h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Pres. Vargas, 1261, Centro
Ingressos: Grátis.
Para participar é necessário preencher o formulário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima