O concerto contará com trechos de óperas famosas e marca o encerramento das atividades didáticas promovidas pela OSB, junto aos estudantes do programa Vale Música
Doze jovens da Orquestra de Câmara do Pantanal, projeto do Instituto Moinho Cultural, de Corumbá, MS, estarão ao lado da OSB e de outros jovens do Programa Vale Música das cidades de Belém (PA) e Serra (ES) na apresentação deste domingo (10), às 17h, para encantar o público com um grande concerto a céu aberto, no Parque Madureira.
Doze jovens da Orquestra de Câmara do Pantanal, projeto do Instituto Moinho Cultural, de Corumbá, MS, estarão ao lado da OSB e de outros jovens do Programa Vale Música das cidades de Belém (PA) e Serra (ES) na apresentação deste domingo (10), às 17h, para encantar o público com um grande concerto a céu aberto, no Parque Madureira.
A apresentação celebrará o encerramento das atividades desenvolvidas entre a OSB e os jovens do programa, que participaram de ações didáticas e artísticas, juntos, ao longo de 2023. A regência ficará a cargo do maestro Renan Cardoso, que conduzirá trechos de óperas famosas, como a abertura da ópera “Carmen”, de Georges Bizet; “O mio babbino caro” da ópera “Gianni Schicchi” e “Un bel dì verdremo” da ópera “Madame Butterfly”, ambas de Giacomo Puccini; a “Melodia Sentimental” da “Floresta do Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos, entre outras. A solista será a soprano Gabriella Pace.
“Os momentos de intercâmbio com a OSB são indeléveis! Além de recebermos masterclass dos grandes músicos que compõem a Orquestra, nós dividimos os naipes com os mesmos e com outros integrantes do Programa Vale Música, é uma linda fusão de profissionais de diferentes regiões do Brasil que fazem com que essa Grande Orquestra se torne única e brilhante”, observa Márcia Rolón, diretora e fundadora do Instituto Moinho Cultural.
Ao longo de todo o ano, os jovens do Vale Música realizaram atividades como aulas, mentoria artística, residências pedagógicas, workshops, participação em concertos, etc, que tiveram como objetivo aprimorar a técnica instrumental dos alunos e oferecer a eles uma vivência orquestral.
O concerto e as ações fazem parte do Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da Fundação OSB em atuação desde 2017, que já esteve presente em 30 municípios e impactou diretamente mais de 5.500 alunos. A iniciativa tem como objetivos principais a valorização da cultura local, a transformação social em territórios de vulnerabilidade socioeconômica e a aproximação do público jovem da música de concerto, levando aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA
O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música no site.
PROGRAMA:
GEORGES BIZET – Abertura da ópera Carmen
GIACOMO PUCCINI – O mio babbino caro (da ópera Gianni Schicchi)
FRANZ LEHÁR – Meine Lippen, sie küssen so heiß (da ópera Giuditta)
LORENZO FERNANDEZ – Batuque
GIACOMO PUCCINI – Um bel dì verdremo (da ópera Madame Butterfly)
JOÃO GUILHERME RIPPER – Diga em quantas linhas (da ópera Domitila)
HEITOR VILLA-LOBOS – Melodia Sentimental (Floresta do Amazonas)
PIOTR ILICH TCHAIKOVSKY – Suíte Lago dos Cisnes
GEORGES BIZET – Suíte L’Arlésienne nº 2
IV. Farandole
PIOTR ILICH TCHAIKOVSKY – Marcha Eslava
SERVIÇO:
Concerto de Integração Vale Música
Orquestra Sinfônica Brasileira + Alunos do Programa Vale Música
Renan Cardoso, regência
Gabriella Pace, soprano
Data: 10 de dezembro (domingo)
Horário: 17h
Local: Parque Madureira
Grátis. Livre.