Governo do Estado leva campanha “Não dê passagem para o racismo” ao Parque Bondinho Pão de Açúcar

Foto: João Miguel

O Governo do Estado, desta vez em parceria com o Parque Bondinho Pão de Açúcar, segue com as ações de conscientização de combate ao racismo em locais de alta circulação de pessoas no Rio. Nesta segunda-feira (27/11), a campanha “Não dê passagem ao racismo” aconteceu no ponto de embarque do teleférico com a presença de militantes do movimento de mulheres pretas. As atividades foram direcionadas aos visitantes e turistas deste importante cartão postal da cidade. Além disso, foi instalado no local um banner com o tema da campanha. A proposta foi mostrar a quem foi visitar um dos símbolos mais importantes da cidade maravilhosa, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, que o Estado do Rio de Janeiro não tolera o racismo, está atento aos casos para atender possíveis vítimas e também atua na divulgação de canais de atendimento e acolhimento.

“A Secretaria possui o Disque Cidadania e Direitos Humanos 0800 023 4567 e também a Superintendência de Promoção da Igualdade racial, com atendimento multidisciplinar, jurídico e psicossocial para acolhimento e denúncia de casos de racismo. O Governo do Estado está trabalhando nesta campanha de conscientização para que a vítima se sinta acolhida, e para que toda a sociedade entenda a importância de se combater práticas racistas que seguem enraizadas no dia a dia”, destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.


Um levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que, entre agosto e setembro deste ano, 245 indivíduos foram vítimas de discriminação racial no estado do Rio de Janeiro. A média é de quatro novos casos de racismo a cada 24 horas.

 
A participação do Parque Bondinho do Pão de Açúcar, um espaço de enorme importância na composição da paisagem cultural da cidade, e símbolo turístico para todo o estado do Rio de Janeiro, torna essa adesão à campanha estadual ainda mais emblemática.


“No Parque Bondinho Pão de Açúcar todas as pessoas são muito bem-vindas, bem tratadas e respeitadas. Estamos sempre em busca de melhorias, para fazer com que todos se sintam, cada vez mais, acolhidos e felizes em seu passeio. O esforço para encantar não está somente na atração em si, mas em toda a infraestrutura, no atendimento, na entrada, nos restaurantes, e em todos os cantinhos de um dos principais cartões-postais da Cidade Maravilhosa. Nossos colaboradores estão sempre prontos para auxiliar, a qualquer momento, todos os cariocas e turistas que visitam o Parque Bondinho”, comenta Fernanda Odete Pereira, Líder de Diversidade e Inclusão do Parque Bondinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima