O cineasta Francis Ivanovich resolveu comemorar seu aniversário de 60 anos de uma forma diferente. No dia 19 de novembro acontece na Cinemateca do MAM a ‘Mostra Ivanovich Independente 60’, que vai exibir 15 filmes de sua autoria, entre longas e curtas metragens, além da exposição de pintura ‘Alta Ansiedade’, nome que é uma referência ao famoso filme de Mel Brooks. No mesmo dia começam as inscrições para o II Festival Nacional de Curtas Flávio Migliaccio – FESTFLÁVIO 2024, oportunidade para novos talentos do audiovisual.
“Acho que essa comemoração vai ser uma maneira de quebrar barreiras e democratizar esta arte a pessoas que não têm acesso. É preciso também abrir espaço para milhares de jovens cineastas das periferias do Brasil. É um momento de confraternização e chamar atenção para o cinema brasileiro”, diz Francis.
Festival de Curtas Flávio Migliaccio
Organizado pela Frankfurt Produções o FESTFLÁVIO 2024 tem a direção geral do cineasta e diretor Francis Ivanovich. Para a segunda edição, em 2024, o cineasta planeja levar o cinema ao público de uma maneira inédita e ousada. As regras do edital estarão disponíveis no site www.festivalflaviomigliaccio.com, a partir do dia 5 de novembro e as inscrições começam no dia 19.
O primeiro Festival Nacional de Curtas FESTFLÁVIO aconteceu em agosto deste ano, com apresentações gratuitas na Cinemateca do MAM. A primeira edição recebeu 168 filmes inscritos de todo o país, que foram julgados por 16 jurados – divididos nas categorias animação, documentário, experimental e ficção – e que selecionaram 16 finalistas que participaram da mostra e ganharam o Troféu Festival Flávio Migliaccio. A cerimônia de premiação foi no dia 26, data de nascimento do ator. O evento contou com uma exposição fotográfica com momentos da vida e da carreira do artista. Em 2024, a festa de premiação acontecerá em agosto, na comemoração dos 90 anos do ator, falecido em 2020.
Mostra Ivanovich Independente 60
A ‘Mostra Ivanovich Independente 60’ faz parte da comemoração do aniversário do cineasta. Serão exibidas na Cinemateca do MAM, a partir das 14h, 15 obras de autoria de Ivanovich durante todo o dia, com entrada franca.
Entre as obras apresentadas na ‘Mostra Ivanovich Independente 60’ está ‘O Homem de Escrever’, longa metragem que participou de diversos festivais em 2014: 1º Festival Internacional de Caracas, do Governo Venezuelano (2014); Festival de la Luz, Bogotá, Colômbia, quando disputou o prêmio de melhor fotografia (2014) e 1º Festival Internacional de Cinema e Literatura, Cine Trofa, Portugal, em homenagem ao escritor José Saramago.
Em 2015, a atriz Adriana Zattar foi premiada no Festival de Cinema Overllook, Roma, Itália, como melhor atriz. O filme foi exibido a bordo dos aviões da TAP em toda a Europa e teve exibições em Buenos Aires (Argentina) e Munique (Alemanha), e também no Festival de Cine LatinoAmericano y Caribeño de Margarita, Venezuela.
A programação completa pode ser conferida pelo site: Link
Exposição Alta Ansiedade
A exposição vai reunir telas de grande dimensão da série ‘Alta Ansiedade’, nome que é uma referência ao famoso filme de Mel Brooks. São nove telas pintadas em acrílico, entre 2019 e 2020, onde Francis resolveu retratar nas pinturas o tema a ansiedade que afeta milhões de pessoas pelo mundo. Para isso, o artista pinta comprimidos que fazem o visitante se confrontar com um mundo dominado pelos ansiolíticos, contra impotência e o medo. Entre o abstrato e o figurativo, as obras fazem uma reflexão e crítica à sociedade pautada pela felicidade, onde o homem perdeu o direto de se sentir triste. A exposição poderá ser vista no saguão da Cinemateca do MAM, com entrada franca.
SERVIÇO:
Data: 19 de novembro, domingo
Hora: A partir das 14h
Local: Cinemateca do MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85)
Entrada Franca
Informações: Link
Mostra Ivanovich Independente 60: Exibição de 15 obras do cineasta Francis Ivanovich em comemoração ao seu aniversário de 60 anos. Cinemateca do MAM.
Exposição Alta Ansiedade: Nove telas em acrílico baseadas no filme de Mel Brooks ‘Ansiedade’. No saguão da Cinemateca do MAM.