“Balão de oxigênio para mergulhos amorosos”, de concepção e direção de Renata Costa, é um espetáculo de dança inspirado na websérie “Primeiros Românticos”, de Crib Tanaka e Rick Yates. No palco, a diretora divide a interpretação com Ivna Messina.
A obra aborda as inquietações, os movimentos e as experiências das artistas sobre o amor, suas formas de relação e comunicação. É uma busca por viver os afetos de um jeito mais acolhedor, propondo traduzir em gestos de dança e palavras, o que os autores da websérie definem como “sentir em voz alta”. Imbuídas do desejo de estar em movimento e deixá-lo espraiar para além, a proposta é de um mergulho profundo em si, buscando ressignificar através de um olhar amoroso, os tropeços, as limitações e os medos relacionados à vivência afetiva, tendo a experiência do amor como potência de vida.
Na perspectiva de promover a diversidade nos encontros e construir sempre novas possibilidades de diálogos, “Balão de oxigênio para mergulhos amorosos” é uma obra aberta para receber diferentes intérpretes em cada ciclo de apresentações, criando assim variadas experiências de sua fruição, tanto para os artistas quanto para os espectadores. Nesta segunda montagem, Renata Costa convida Ivna Messina para o diálogo à distância, pois elas residem em cidades distintas, Rio de Janeiro e Vitória, respectivamente. Cerca de 80% desta criação foi realizada on-line, e agora existe a chance de realizar o espetáculo com as duas profissionais interagindo no palco.
FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Renata Costa
Intérpretes-criadores: Renata Costa e Ivna Messina
Colaboração dramatúrgica: Marcellus Ferreira
Preparação corporal / pilates: Clarissa Guaraná
Preparação vocal: Claudia Castelo Branco
Texto: Renata Costa
Texto off: Crib Tanaka e Rick Yates
Fotografia: Paulo Borgia
Vídeo e edição: Thales Ferreira e Luciana Ponso
Figurino: Marden Almeida para Renata Costa e arquivo pessoal para Ivna Messina.
Criação de luz: Renata Costa / colaboração Karla Gabriela
Edição de música: Paulo Borgia e Renata Costa
Equalização de trilha sonora: Claudia Castelo Branco
Programação visual de redes sociais: Renata Costa
Produção: Renata Costa e Marta Bastos
Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias
O novo Espaço Tápias, inaugurado em 30/4/2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.
O Centro Cultural disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.
A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.
Serviço:
[Dança]
Balão de oxigênio para mergulhos amorosos | proposição nº 2
Estreia
Dias 4 e 5 de novembro – sábado e domingo
Horário: 20h
Classificação etária: 12 anos
Duração: 55 minutos
Ingressos: R$ 30,00 inteira, R$15,00 meia entrada – Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias
Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias)- Rua Armando Lombardi, 175- Barra da Tijuca