Cerimônia no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor marcará a celebração dos 213 anos da instituição
O monumento ao Cristo Redentor será iluminado em vermelho bordô nessa segunda-feira à noite em homenagem ao aniversário de 213 anos da Biblioteca Nacional (BN) – um órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Fundada em 29 de outubro de 1810 pelo imperador D. João VI, a Biblioteca Nacional é a instituição cultural mais antiga do Brasil, a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores do mundo, segundo a UNESCO. O Dia Nacional do Livro é celebrado na mesma data, em homenagem ao aniversário da BN.
Protocolo de intenções
A iluminação do monumento ocorrerá ao final da cerimônia prevista para as 19h, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, com as presenças do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi – junto com uma comitiva de servidores – e do reitor do Santuário, Padre Omar. As instituições assinarão um protocolo de intenções de cooperação mútua, que prevê a realização de uma pesquisa no acervo da BN relacionada ao Santuário.
“O Cristo Redentor é um dos grandes símbolos do Brasil, que transcende línguas e fronteiras. A Biblioteca Nacional é um traço de união entre nosso país e o mundo – tesouro da memória nacional, acervo que abrange igualmente esse monumento de vasta potência simbólica”, afirma Marco Lucchesi.
Sobre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN)
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é um órgão público federal vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). A Fundação inclui a Biblioteca Nacional (BN), a Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) e a Casa de Leitura.
A BIBLIOTECA NACIONAL é a maior biblioteca da América Latina e uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, segundo a UNESCO. Por sua função de Depósito Legal, a BN é a principal instituição de memória do país, ao receber um exemplar de todas as obras publicadas em solo brasileiro (livros, jornais, revistas, CDs e outras mídias). Inaugurada em 1810 por D. João VI, é a mais antiga entidade governamental ligada à cultura no Brasil. Sua missão é coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira, assegurando o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e a preservação da memória bibliográfica e documental do país. Desde 1910, ocupa o prédio localizado na Av. Rio Branco, número 219, na Cinelândia – Centro do Rio de Janeiro.
A BIBLIOTECA EUCLIDES DA CUNHA é uma biblioteca pública que oferece serviços de livre acesso ao acervo bibliográfico e aos registros de expressão cultural e intelectual, localizada temporariamente na Av. Presidente Vargas n. 3131, sala 704 do Edifício Teleporto, na Cidade Nova. A biblioteca igualmente tem como atribuição, ainda, desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, integrando-se aos objetivos da FBN. Dentre as ações de difusão do acervo estão o projeto “A Traça Faminta”, o programa “Vozes Brasilis” e a divulgação de boletins de novas aquisições.
A CASA DA LEITURA tem como atribuição desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, em sua sede na Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras. A instituição cumpre seu objetivo de formar leitores e democratizar o acesso ao texto literário por meio de cursos, oficinas, debates, seminários, palestras e fóruns de discussão. Sua programação é voltada prioritariamente a professores de sala de aula, bibliotecários e demais mediadores de leitura, com a finalidade de instrumentalizá-los em suas práticas.
Fonte: Divulgação